A capacidade do Sistema de Gestão de uma organização agregar — de fato — valor ao negócio está diretamente ligada à qualidade das Auditorias que são realizadas nesse Sistema.

Em um mundo globalizado, adquirir conhecimento profundo e consistente sobre modelos de Sistema de Gestão baseados em Normas Internacionais é um grande diferencial de mercado para os profissionais da área.

# 1 O auditor é ator no processo de busca da excelência

Já se foi o tempo em que Auditores de Sistemas de Gestão limitavam a sua atenção ao espaço entre a Conformidade e a Não-conformidade. De fato, nessa época, tudo o que um Auditor poderia contribuir com a organização auditada era ajudá-la a atingir a Conformidade.

O espectro de atuação dos Auditores de Sistemas de Gestão, a partir dos anos 2000, foi consideravelmente incrementado passando a incluir — dentre as constatações passíveis de serem identificadas por Auditores — os Pontos Fortes (aquilo em que o Sistema auditado já excede os requisitos) e as Oportunidades de Melhoria (os pontos onde o Sistema auditado pode ir além do requerido).

As Auditorias de Sistemas de Gestão se tornaram um dos principais mecanismos de aprendizado e de melhoria contínua dos Sistemas de Gestão. E, para a sua surpresa (ou não!), as Auditorias são conduzidas por… Auditores!

# 2 Incremento da capacidade de argumentação e convencimento

Um importante benefício que os profissionais que passam por uma Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão adquirem é a sua capacidade de argumentação em uma auditoria. Esse benefício é útil tanto nas situações em que o profissional atua no papel de Auditor, quanto quando está no papel de Auditado.

A ISO 19011 — Norma Internacional que apresenta Diretrizes para Auditorias de Sistemas de Gestão — aborda em diversas oportunidades a questão das opiniões divergentes entre Auditores e Auditados, reforçando a necessidade de formular argumentações baseadas em análises lógicas e racionais. Isso é importante pois contribui fortemente para que as constatações e conclusões de uma Auditoria de Sistema de Gestão sejam — efetivamente — consideradas pelo Auditado quando do planejamento de suas ações corretivas e de melhoria.

Nesse contexto, quando Auditados possuem Formação similar à dos Auditores, o ambiente em que uma auditoria se desenrola vai ser um fator contribuinte para a agregação de valor por essa Auditoria.

# 3 Diagnóstico, conscientização e aprimoramento contínuo das competências pessoais

Existem diversas competências pessoais requeridas e desejáveis para Auditores de Sistemas de Gestão. Um dos grandes desafios que estes profissionais enfrentam é que diversas dessas competências são mutuamente excludentes, como por exemplo, Firmeza x Flexibilidade e Visão Sistêmica x Detalhista. Com isso, o aprimoramento contínuo das competências pessoais é algo essencial para Auditores de Sistemas de Gestão.

Os cursos para Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão são uma excelente oportunidade para um autodiagnóstico, conscientização e desenvolvimento de diversas competências pessoais.

# 4 Ampliação da visão sistêmica e do entendimento dos requisitos ou diretrizes normativas

A primeira palavra que aparece no título de todas as Normas de Sistemas de Gestão é exatamente a palavra “Sistema”.

Entender uma organização sob uma perspectiva de sistema, compreendendo o papel dos elementos individuais e os efeitos de suas interações, é algo vital para os Auditores de Sistemas de Gestão.

Uma das principais competências pessoais requeridas para Auditores é a “mente aberta”, que significa a sua capacidade de considerar ideias ou perspectivas diferentes das suas.

Esse aprendizado também é obtido nos cursos para formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão.

# 5 Possibilidade de aprendizado em um ambiente seguro

Algumas organizações submetem seus Auditores de Sistemas de Gestão a enormes desafios ao não lhes proporcionar um “ambiente seguro” para aprendizado. O erro — quando bem processado — é parte integrante do processo de aprendizado.

Um curso de formação de Auditores Líderes também é uma oportunidade de participar de um ambiente de capacitação onde os erros podem ser tratados e analisados com profundidade, permitindo o desenvolvimento das competências do Auditor de forma estruturada.

# 6 Incorporação do conceito de risco: agregação de valor ao auditado

Existe uma clara tendência, tanto das Normas de Sistemas de Gestão, quanto das Normas de Auditoria desses Sistemas, à incorporação do conceito de “risco”.

De fato, todos os Sistemas de Gestão, visam contribuir com as organizações para tratar de forma proativa os riscos e — portanto — possíveis passivos que estejam sendo gerados por suas operações. Isso vale para questões relacionadas à responsabilidade civil pelo fato do produto (Qualidade).

Um Auditor de Sistema de Gestão pode desempenhar um importante papel onde, nesse contexto, é responsável por identificar claramente essas questões e eliminar ou mitigar riscos para as organizações.

# 7 Diferencial de empregabilidade

As competências que um Auditor de Sistemas de Gestão adquire são importantes para que compreenda de maneira mais ampla as operações de uma organização.

Essa compreensão mais ampla pode se tornar um diferencial importante em termos de empregabilidade, especialmente em um momento em que organizações vão se tornando cada vez mais complexas, seja em função de tecnologia ou quantidade de colaboradores.