Quando o desejo de atender algum requisito (seja normativo ou compulsório) ou mesmo de “se livrar” de temas sensíveis de uma maneira expedita (para não dizer simplória) está acima de tudo, algo de muito ruim.

Tenho um especial apreço pelo conceito de “Perspectivas” (ou dimensões, ou famílias) de Riscos, onde se avaliam os impactos que determinado evento pode ter em diferentes aspectos do desempenho de uma organização, tenha ela o porte que tiver, atue no segmento que atuar.

Um mesmo evento, para ilustrar, pode trazer um impacto X na perspectiva financeira, Y na perspectiva estratégica, Z na operacional, W na satisfação dos clientes, e assim por diante.

A própria ISO 19600 – Sistemas de Gestão de Compliance aborda essa questão em sua diretriz 4.6.

Em outras palavras, teremos diferentes frutas a analisar: laranjas, bananas, maçãs, peras, …

E todos devem lembrar da escola, quando o Professor costumava dizer que não se devem misturar bananas com laranjas (ou com qualquer outra fruta).

Tudo isso para dizer que é exatamente isso que diversas organizações fazem em sua Gestão de Riscos, quando “monetizam” (verbo transitivo direto: transformar algo em dinheiro) todos os impactos.

E isso, é um ERRO FATAL !

O Nexo Jornal publicou no dia 24 de janeiro de 2020 (https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/01/24/Brumadinho-1-ano-as-causas-da-trag%C3%A9dia-e-a-realidade-dos-atingidos) uma interessante matéria sobre o 1 ano da tragédia de Brumadinho – MG.

Nesta bela publicação, encontramos que “R$ 622 milhões era o custo calculado pela Mineradora com possíveis sanções de órgãos públicos, em caso de ruptura e R$ 7 bilhões seria o custo para a organização caso sua imagem fosse manchada por mais um desastre socioambiental, segundo estimativa interna”.

Quando se monetiza tudo, você perde a perspectiva, pois vai colocar bananas, maçãs, abacaxis, peras, laranjas, … em um mesmo cesto. Em outras palavras, vai “embaralhar” os impactos.

Até aí já seria um enorme problema.

O pior está por vir.

Você vai determinar um limite de risco aceitável e tomar decisões com base em uma análise totalmente desfocada.

E isso PODE SER FATAL !